[+] Mais Noticias - Tudo sobre noticias.: VEJA O QUE PODE ACONTECER COM QUEM USA AS NOVAS PULSEIRAS DE ELASTICO..

VEJA O QUE PODE ACONTECER COM QUEM USA AS NOVAS PULSEIRAS DE ELASTICO..


Correção: Diferentemente do que foi publicada na versão original desta reportagem, o risco de contaminação por ftalatos, substância cancerígena, está nos pingentes usados como acessórios nas populares pulseiras de elástico, e não nos elásticos em si, como mostrou vídeo da BBC. O comunicado inicial da Proteste, avisando do recolhimento do material para a confecção das pulseiras, deixava dúvidas sobre o real alcance da contaminação. O texto abaixo já é a versão corrigida.
RIO - A Proteste - Associação de Consumidores enviou, nesta quarta-feira, um ofício ao Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) e à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pedindo que os órgãos fiscalizem e recolham do mercado os acessórios e elásticos usados para fazer as pulseiras e anéis conhecidos como "loom band charms".

As pulseiras, feitas de pequenos elásticos coloridos trançados e acessórios de borracha pendurados, viraram moda entre crianças e adolescentes. No Brasil, em lojas e até em bancas de jornais, são vendidos pacotes com elásticos, fechos e um gancho que ajuda a tecer as pulseiras. Em alguns estabelecimentos, o kit é completo, incluindo também uma espécie de tear para produzir as pulseiras. Os pingentes ainda não são comuns no país, mas não significam que não tenham entrado materiais importados.
 
 

A associação cita uma reportagem da rede britânica de televisão BBC, que mostrou testes do Birmingham Assay Office revelando haver 40% de ftalato nos acessórios, sendo que o máximo permitido pela União Europeia é de 0,1%. A susbtância, usada para dar mais maleabilidade ao material, pode ser cancerígena, se em contato com a boca. No entanto, os técnicos dizem ser improvável que o elástico contenha a substância em quantidade perigosa.
A denúncia fez com que a rede de brinquedos The Entertainer removesse o produto das prateleiras. Segundo Marion Wilson, responsável pelo teste, o brinquedo é perigoso pois a substância é comumente ingerida por sucção.

— Obviamente, um elástico pendurado em uma pulseira é um alto risco — disse a especialista à BBC.